sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ecologia

     A ecologia estuda fundamentalmente os níveis aima do nível de organismo, preocupando-se com as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente que os cerca. Ao pé da letra, a palavra ECOLOGIA significa o "estudo da casa". A ecologia compreende a filosofia dos seres, seu comportamento, sua genética e sua evolução biológica. Além disso, são necessários conhecimentos de clima e de muitos conceitos de química e física aplicados à luz, água, ar e solo. A escologia envolve também o estudo das inter-relações entre esses fatores.
     Na Ecologia, são estudados os níveis (de espécies até biosfera). É fundamental, entretanto uma breve explicação de cada uma destas divisões (unidades ou entidades):
A - Espécie - dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando podem se reproduzir, originando descendentes férteis. Desta forma, fica claro que, a menos que haja a intervençãohumana, como no caso do jumento e da égua, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes.
B- Populações - são formadas por organismos da mesma espécie, isto é, um conjunto de organismos que podem se reproduzir produzindo descendentes férteis.
C- Comunidades - um conjunto de todas as populações, sejam elas de microorganismos, animais ou vegetais existentes em uma determinada área, constituem uma comunidade; também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
    Antes de definirmos o próximo conceito, é fundamental entendermos dois parâmetros importantes em Ecologia; a todos os componentes vivos de um determinado local chamamos bióticos; em contrapartida, o conjunto formado por regime de chuvas, temperatura, luz, umidade, minerais do solo enfim, toda a parte não viva, é chamada de componentes abióticos.
D- Ecossistemas - em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente, ou dito de outra forma, a todas as relações entre os fatores bióticos e abióticos em uma determinada área, chamamos ecossistema. Ou de outra forma, podemos definir ecossistema de acordo com o modelo 1 acima, como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos. Dentro do conceito de ecossistema, ainda cabe definirmos o conceito de hábitat, pelo qual entendemos o ambiente físico o qual ocorre(m) uma(s) determinada(s) espécie(s). Ex.: O hábitat do lobo guará é o cerrado.

Fonte: Livro de Biologia - Autor Cezar e Sézar
          http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html

Postado por Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário